quinta-feira, 18 de julho de 2013

Principais Objetivos da Educação Infantil - Eloisa



Para Jean Piaget, o sujeito constrói seu próprio conhecimento, processo que se dá a partir da interação com os outros e com o mundo dos objetos e das idéias. Por isso, o currículo da creche deve apontar quais experiências de aprendizagem são fundamentais para o desenvolvimento da criança, levando-se em conta as principais conquistas deste período, como a marcha, a linguagem, a formação do pensamento simbólico e a sociabilidade. É este projeto pedagógico que vai orientar as ações e definir os parâmetros de desenvolvimento dos meninos e meninas.

Em 1998, o Ministério da Educação (MEC) publicou o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, documento que aponta metas de qualidade para garantir o desenvolvimento das crianças na creche e na pré-escola. Mas a elaboração de propostas curriculares municipais é bem mais recente.

Como vamos conduzir o aprendizado das crianças na escola é um obstáculo que devemos superar todos os dias, estar preparados e capacitados para essa tarefa é o dever de todo educador.




Principais Objetivos da Educação Infantil:


  • Exploração dos Objetivos e Brincadeiras
Deixar a criança brincar, explorar o mundo para aprender sobre o ambiente e sobre si, ter percepção de tudo a sua volta, organizar o pensamento, trabalhar seus afetos e sensibilidade.

  • Linguagem e Comunicação Oral

A fala é o principal instrumento de comunicação, desenvolver a oralidade é uma das habilidades esperadas nos primeiros anos de escolaridade. Na educação infantil é preciso garantir a constituição de sujeitos falantes por meio das brincadeiras, cantigas de roda e na interação com outros.
  • Desafios Corporais
É importante esta parte no desenvolvimento para que a criança domine seus movimentos, suas ações, reflexos, sua coordenação motora estimuladas pela dança, as crianças tato imitam quanto criam e o professor deve registrar seus avanços e progressos.
  • Exploração do Ambiente

Deixar que os pequenos brinquem com água, areia, terra, pasta de maisena, tinta, sentindo sua textura e propriedades, sob orientação e estimular as misturas observando as diferenças e semelhanças entre os objetos.
  • Identidade e Autonomia
Organizar jogos com adultos e crianças, estimular a comunicação com diferentes parceiros, ensinar regras d convívio social e de hábitos, dialogar ajudando a solucionar dúvidas e conflitos para que reconheçam e aprendam a respeitar uns aos outros.

  • Exploração e Linguagem Plástica
Propiciar momentos de pesquisas, experimentação e variedade de materiais e suportes. Tudo deve ser apresentado a criança antes da realização da atividade.

  • Linguagem, Música e Expressão Corporal
Proponha desafios de cantos individuais ou grupo, jogos, brincadeira musical, relacione a música com a expressão corporal e a dança, mostrar as crianças como identificar os sons e estimular a escolher sua canções favoritas.


Fonte: www.revistaescola.abril.com.br

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