Para Jean Piaget, o sujeito constrói seu próprio conhecimento, processo que se dá a partir da interação com os outros e com o mundo dos objetos e das idéias. Por isso, o currículo da creche deve apontar quais experiências de aprendizagem são fundamentais para o desenvolvimento da criança, levando-se em conta as principais conquistas deste período, como a marcha, a linguagem, a formação do pensamento simbólico e a sociabilidade. É este projeto pedagógico que vai orientar as ações e definir os parâmetros de desenvolvimento dos meninos e meninas.
Em 1998, o Ministério da Educação (MEC) publicou o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, documento que aponta metas de qualidade para garantir o desenvolvimento das crianças na creche e na pré-escola. Mas a elaboração de propostas curriculares municipais é bem mais recente.
Como vamos conduzir o aprendizado das crianças na escola é um obstáculo que devemos superar todos os dias, estar preparados e capacitados para essa tarefa é o dever de todo educador.
- Exploração dos Objetivos e Brincadeiras
- Linguagem e Comunicação Oral
A fala é o principal instrumento de comunicação, desenvolver a oralidade é uma das habilidades esperadas nos primeiros anos de escolaridade. Na educação infantil é preciso garantir a constituição de sujeitos falantes por meio das brincadeiras, cantigas de roda e na interação com outros.
- Desafios Corporais
- Exploração do Ambiente
Deixar que os pequenos brinquem com água, areia, terra, pasta de maisena, tinta, sentindo sua textura e propriedades, sob orientação e estimular as misturas observando as diferenças e semelhanças entre os objetos.
- Identidade e Autonomia
- Exploração e Linguagem Plástica
- Linguagem, Música e Expressão Corporal
Fonte: www.revistaescola.abril.com.br
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